Resumo
Todos os setores da pecuária não têm medido esforços para termos uma mais pecuária lucrativa e sustentável. O setor científico é um exemplo desses esforços, pois tem desenvolvido pesquisas com foco na criação de alternativas que possam ser utilizadas dentro da porteira pelos pecuaristas. Essas pesquisas foram apresentadas em reportagem publicada pela revista Pesquisa Fapesp.
Segue abaixo, os principais insights da reportagem para você. Boa leitura!
– Relação ganha-ganha no manejo de pastagem!
O manejo estratégico das pastagens, através da adubação, taxa de lotação e suplementação e recuperação de áreas degradadas indica um caminho muito interessante para a pecuária, pois há uma relação de ganha-ganha. Essas ações contribuem para o melhor desempenho animal e diminui a produção de gases de efeito estufa (GEE), segundo estudos publicados por pesquisadores da Unesp e Embrapa.
– Foco nos aditivos!
O uso de aditivos é outro caminho que vem gerando resultados positivos para a redução dos GEE, sem causar impacto na saúde animal e na segurança alimentar.
Pesquisas com algas vermelhas diminuem em até 87% a emissão de metano, segundo pesquisas desenvolvidas pelo grupo DSM e Unesp.
Outra linha de trabalho é o uso de aditivos a base de taninos, pesquisas desenvolvidas mostram que o aditivo diminui em 10% a emissão de metano, segundo pesquisas publicadas pelo Instituto de Zootecnia (IZ).
– Uso estratégico da pastagem e suplementação
O uso de reserva de pastagens associado a suplementação proteica com sal e nitrato para período da seca e inverno é uma das linhas com foco na mitigação de GEE, visto que o nitrato é um dissipador de hidrogênio na fermentação ruminal, o que reduz a produção de metano. A pesquisa é desenvolvida através de uma parceria entre USP, Embrapa e IZ.
Para acessar a reportagem completa com todos os detalhes e artigos publicados, acesse o link: https://revistapesquisa.fapesp.br/manejo-do-pasto-e-mudancas-na-alimentacao-podem-tornar-pecuaria-mais-sustentavel/
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp.
– Tecnologia com foco na sustentabilidade!
A BovExo é parceira nessa jornada, !
A Bovexo é parceira nessa jornada! Nossa solução possui a funcionalidade “pegada carbônica” que indica ao produtor as estratégias mais sustentáveis além de calcular o quanto o pecuarista poderá melhorar a sua margem, através da diminuição da pegada de carbono. Você terá novas fontes sustentáveis de renda (carne carbono neutro).
Isso mostra que podemos ter uma pecuária de alta performance, onde o uso de tecnologias de precisão conectadas a ótimas tomadas de decisões pode resultar em uma produção sustentável do ponto vista econômico e ambiental.
Então, o que está esperando para ser sustentável e lucrativo?
Venha conhecer nossa solução e descubra a pecuária inteligente para resultados expressivos!
Clique no banner abaixo e faça seu teste grátis!