Resumo
As exportações têm sido motivo de alegria para os pecuaristas que são focados nesse mercado, pois os resultados do primeiro trimestre de 2022 são positivos. As exportações tiveram um aumento de 33% em volume e 60% em receita, puxados, principalmente, pelo mercado chinês, de acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).
Veja os principais insights sobre essa notícia para você! Boa leitura!
– Boi china comanda as exportações da carne brasileira!
O mercado de exportação de carnes bovina está aquecido, apresentando resultados muito interessantes para o setor no primeiro trimestre de 2022. O volume de exportações foi de 545.750 toneladas, 33% maior que o mesmo período de 2022. Além disso, o preço médio do produto foi de US$5.319, uma valorização de 60%.
A China é o carro chefe desses resultados promissores, pois abocanhou 275,3 mil toneladas de carne, ou seja, 50,45% das exportações da carne bovina foram destinadas para o gigante asiático. Após, nós temos os EUA e Egito no ranking de importadores da carne bovina brasileira.
– Carne bovina brasileira valorizada no mercado externo!
A tendência de consumo de carne bovina mundial é positiva, conforme indica relatórios da USDA, onde mostra novos níveis recordes em 2022, tendo o Brasil como maior exportador, com previsão de crescimento de 12,1% ano a ano.
O Brasil deverá responder a 22% das exportações globais de carne bovina deste ano. Essa projeção positiva vem das conquistas do setor nos últimos tempos, com aumento da lista de países importadores da carne bovina brasileira.
– O mercado tem subido o sarrafo, esteja preparado!
Os resultados acima trazem um importante recorte para o setor, pois a melhoria no preço médio pago pelo produto mostra que estamos entregando uma carne bovina de melhor qualidade. Isso é positivo para a pecuária de corte brasileira, pois cria um efeito em cascata em toda a cadeia de produção, começando lá dentro da porteira.
Os pecuaristas, que estão de olho no mercado externo, deverão produzir um animal de qualidade superior, com menor idade ao abate e melhor acabamento de carcaça. Para isso, torna-se imprescindível que o pecuarista faça investimentos em tecnologias que promovam uma melhoria na produtividade, qualidade, sustentabilidade e originação do produto.
– Invista em boas tomadas de decisões!
Para te ajudar nesse processo, use ferramentas que te auxilie na gestão, planejamento e acompanhamento dos elos da cadeia de produção para uma melhor tomada de decisão. Nossa solução dispõe de algoritmos precisos, conhecimento zootécnico e indicadores de performance que te auxiliam a alcançar maiores ganhos de peso diário e produtividade para abate de animais jovens, além de identificar a melhor estratégia de dieta, considerando o custo para obter carcaças de qualidade superior, tudo baseado em tomadas de decisões certeiras.
Então, o que está esperando para exportar carne para o mundo?
Venha conhecer nossa solução e descubra a pecuária inteligente para resultados expressivos!
Clique no banner abaixo e faça seu teste grátis!
Fonte: Abrafrigo e USDA.
Para acessar o relatório completo da Abrafrigo, acesse o link: https://www.abrafrigo.com.br/wp-content/uploads/2022/03/ABRAFRIGO-Exporta%C3%A7%C3%A3o-Carne-Bovina-Jan_2021-a-Mar_2022.pdf