Resumo
Apesar de parecer uma atividade simples, a equação pecuária é bem complexa por causa da interdependência de seus principais indicadores. Dessa forma, trabalhar esses índices de forma integrada, buscando equilíbrio entre eles, com foco na rentabilidade da operação é o grande desafio da atividade, o que trás ao pecuarista a necessidade de utilizar ferramentas que otimizem e facilitem esse processo.
Nesse artigo vamos mostrar a importância da visão de processos de sua fazenda para uma gestão eficiente. Se buscar ser um pecuarista de alta performance, através de boas tomadas de decisão, fique com a gente.
Pecuária de corte – Uma atividade multifatorial
À primeira vista a pecuária pode parecer simplória, uma equação simples – terra, gado, peão e fazendeiro. Mas na prática a pecuária se revela bem desafiadora, pois estamos falando de uma atividade multifatorial, que depende do trabalho assertivo da genética, sanidade, nutrição, bem-estar, sustentabilidade e mercado.
A seleção das melhores características genéticas por meio de cruzamentos entre raças e de indivíduos excepcionais de uma mesma raça, nos proporcionou ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. Essa foi a fórmula que nos transformou de importadores para exportadores de bovinos com genética superior.
A sanidade está diretamente relacionada ao estado de saúde do animal, onde o objetivo é evitar contaminação e controlar parasitas que afetam a produtividade. Para tanto é necessário seguir um calendário sanitário com as vacinas obrigatórias, onde acrescentamos também imunização contra doenças que afetam a produção, além de fórmulas para controle parasitário.
Com o animal geneticamente melhorado e sanidade garantida, a nutrição irá ditar o ritmo do ganho de peso, pois de acordo com a dieta (a pasto, confinado, etc.) o animal poderá expor ou não o seu potencial genético. A partir desse tripé, temos todas as ramificações de situações que precisam ser identificadas e solucionadas no dia a dia da fazenda, como divisão de categorias, formação de lote, pesagens, manejo de pasto, suplementação, entre outros.
Além disso, nos últimos tempos, a preocupação com o bem-estar, sustentabilidade e o mercado tem grande peso para que esse tripé alcance resultados. Hoje é impossível falar de produção animal sem considerar o bem-estar dos animais e sustentabilidade da produção, pois o consumidor está cada vez mais interessado e atento sobre como cada alimento é produzido e qual o impacto de sua produção na sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Por último, mas não menos importante, temos o mercado, que é dinâmico e volátil, e afeta diretamente o resultado. Por causa disso, o pecuarista deve produzir dentro da porteira, mas com um olhar muito atento ao que ocorre fora da porteira, percebendo quais são as variações e exigências do mercado, pois ele é o grande balizador, ditando as regras dos sistemas de produção.
Como todos esses fatores são dinâmicos e a tecnologia e a ciência evoluem constantemente, trazendo uma seleção genética melhor, novos ingredientes para a nutrição, novas moléculas para a sanidade, técnicas mais adequadas de manejo, dentre outros, poder contar com sistemas especializados e consultoria de profissionais qualificados e atualizados, é o diferencial na obtenção dos resultados desejados.
Sabemos que há um volume muito grande de variáveis a serem analisadas, com interdependência direta entre todos elas, gerando indicadores complexos para a equação pecuária, e essa é a maior dificuldade para a tomada de decisão, pois precisamos integrá-las e encontrar o ponto de equilíbrio entre elas.
Assim, a gestão de todos estes fatores sistematizados com os objetivos da propriedade, que estejam alinhados com a gestão de informações de mercado, torna necessário o uso de ferramentas que permitam esse tipo de análise, hoje facilitado por Bovexo, já que em uma única ferramenta o pecuarista consegue analisar e simular situações considerando todos os indicadores e identificando os pontos de equilíbrio, além de conhecer a ação mais rentável.
É necessário para se manter na atividade, que o pecuarista se transforme em gestor de fato, e esse processo é facilitado pela Bovexo e potencializado pela consultoria.
Cabe aos pecuaristas terem essa certeza como cartilha, a rentabilidade como mantra, e buscar sempre ferramentas que possibilitem a gestão do seu negócio e uma tomada de decisão mais assertiva, caso queiram resultado. A gestão é equilíbrio e segurança, e a pecuária não é para amadores.
Então pecuarista, o que está esperando para tomar melhores decisões em sua fazenda, eliminando o achismo e evoluindo rumo ao acerto?
Para te ajudar a entender o impacto da adoção de tecnologia em sua fazenda, acesse o link abaixo que nós disponibilizamos com uma planilha que traz uma análise de Custo/Retorno por adoção de Tecnologias. Você poderá ver os impactos que as diferentes tecnologias podem trazer para sua fazenda.